quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Me desculpe, viu ?!

Ora ora, meus queridos. Demorei um bocadinho mas aqui estou novamente para compartilhar o que se passa na minha humilde massa cefálica.

Como já disse antes, ainda vou escrever sobre alguma coisa ótima, supimpa, formidável, ovacionável, etc, etc, etc... Mas não hoje!


Sem mais rodeios.


Ultimamente tenho reparado um detalhezinho que muito tem me incomodado: as pessoas, simplesmente, agradecem quando "sofrem" alguma atitude honesta. Explico.

Semana passada, estava eu numa tabacaria de um garboso shopping da cidade comprando um produto que custava quatro reais. Avisei que pagaria com cartão de débito e a atendente prontamente pegou a maquininha e digitou o que é de praxe. Quando fui colocar a senha percebi que a simpática moça havia digitado o valor errado. Quatro CENTAVOS ao invés de reais. Eu, sem pestanejar, chamei-a atenção para o erro. Ela cancelou a venda, consertou, e até hoje me agradece por tê-la avisado sobre o equívoco.

Deparado com tal situação, eu disse que ela não tinha nada para me agradecer, pois, na MINHA opinião, não fiz mais do que o mínimo.

Pois muito bem. Com a constante incidência de fatos como este no meu cotidiano, parei e pensei: Que porra é essa, véi?!

As pessoas chegaram num ponto em que são capazes de agradecer, só, porque as outras não lhes tiram o que lhes pertence. Isso pode até parecer um discursozinho pequeno-políticamente-correto, mas eu acho ridículo. A deturpação de certos tipos de "valores morais" já é tão intensa que até eu estou admitindo a possibilidade de estar parecendo ser hipócrita. E o pior de tudo é que ainda tem gente que me manda "deixar de ser besta". Rapaz. Me desculpe, viu?!

Outro caso curioso que aconteceu comigo, desta vez como coadjuvante, foi na cidadezona de São Paulo. Precisamente nas mediações da lendária Avenida 25 de Março. Estava eu caminhando acompanhado de duas pessoas muito ligadas à mim (as quais não cabe revelar a identidade), quando uma delas foi abordada por um rapaz assaz suspeito. Em seguida essa pessoa veio até mim e relatou que o rapaz fizera uma oferta interessante: tirou de um saco preto um aparelho de MP5, com a embalagem lacrada e o selo do supermercado com o preço R$599,00. Até aí tudo bem. Só se o infâme não estivesse pedindo cinquenta reais pelo MP5. A pessoa me questionou sobre deixar passar tão tentadora oferta. Ora bolas. Eu, também sem pestanejar, comentei que era melhor nós irmos ao supermercado, pegarmos um aparelho igual, sairmos impunes, e ainda sobrava cinquenta conto pra bater um rango.

É claro que, mais uma vez, fui vítima de agressões morais por causa disso.

Pois é. Não estou querendo consertar o mundo sozinho. Na verdade isso nunca passou pela minha cabeça. Mas também não vou contribuir pra que ele fique cada vez pior. Enfim. Quem quiser me criticar, que o faça! Mas o bicho tá pegando.

Durma-se com um barulho desse!




11 comentários:

Marcus Vidal disse...

Bem vindo a prostituição global...
ou seria a globalização?

Mas ainda acho certo não aceitar o mp5 por 50. Dava pra negociar...

É... definitivamente sou um puta-cara!

Anônimo disse...

Kikinhooo..
mto bem mesmo...
vc cada vez me surpreende mais..
nunca pensei q vc fosse tão correto com essa questão de honestidadde. (não q vc parecesse ser desonesto)
enfim.
pra variar, concordo com você em gênero, numero e grau..

beeeijo

Anônimo disse...

noooooooooooossa!!!!

isso é mesmo muuuuito incrível, n é??
as pessoas n percebem q estão cada dia mais toscas....
mas tudo bem..
deixa lá..

como voê mesmo disse, n vamos piorar ainda mais a situação, n é mesmo..

um beeeeijo, e parabéns pelas escritas..

Anônimo disse...

lindo, lindo, lindo!!!!!

mto bom mesmo....
o melhor eh q eu consigo imaginar vc falando!
rsrsrsrrs

mas belas e sábias palavras..

Anônimo disse...

Uma lição de onestidade hein?!
parabéns!

realmente as pessoas deixaram alguns valores de lado!
mas é certo q ainda existem aquelas
que acreditam q isso é essencial.

e há...vc escreve mto bem! :)
e eu conheço direitinho a hitória do MP5... huahauhauhauhauh

bjO

Anônimo disse...

Não, não vou criticar a sua nobre atitude. E não precisa agradecer

Anônimo disse...

Rpz...
minha pergunta é..
o que você foi comprar no shopping com 4 reais? uma bala? um chiclete?
e outra coisa..
pagar 4 reais com cartão de debito é foda, não aceitava smart card nãO?

hehe
bjunda seu emo

*Jacqueline Ferreira* disse...

Como diz Marcus Vidal...
Bem vindo a prostituição global.
Hoje, o que importa é vender o seu peixe... O mundo tá se tornando cada dia mais individualista, e pessoas como você, eu, que são capazes de burlar esse individualismo, são acusados de querer mudar o mundo sozinhos, mas parando pra pensar... É bem melhor fazermos isso, do que contribuir para que o pobrezinho do mundo fique cada vez pior!
Até que você escreve bonitinho! =D
Muitas coisas nesse post combinam com meu repertório!

Gostei do seu blog!
Add o meu, vou add o seu!


BeijããO'

..
*

*Jacqueline Ferreira* disse...

Como diz Marcus Vidal...
Bem vindo a prostituição global.
Hoje, o que importa é vender o seu peixe... O mundo tá se tornando cada dia mais individualista, e pessoas como você, eu, que são capazes de burlar esse individualismo, são acusados de querer mudar o mundo sozinhos, mas parando pra pensar... É bem melhor fazermos isso, do que contribuir para que o pobrezinho do mundo fique cada vez pior!
Até que você escreve bonitinho! =D
Muitas coisas nesse post combinam com meu repertório!

Gostei do seu blog!
Add o meu, vou add o seu!


BeijããO'

..
*

*Jacqueline Ferreira* disse...

Como diz Marcus Vidal...
Bem vindo a prostituição global.
Hoje, o que importa é vender o seu peixe... O mundo tá se tornando cada dia mais individualista, e pessoas como você, eu, que são capazes de burlar esse individualismo, são acusados de querer mudar o mundo sozinhos, mas parando pra pensar... É bem melhor fazermos isso, do que contribuir para que o pobrezinho do mundo fique cada vez pior!
Até que você escreve bonitinho! =D
Muitas coisas nesse post combinam com meu repertório!

Gostei do seu blog!
Add o meu, vou add o seu!


BeijããO'

..
*

Luck! disse...

normal man...
Pedir obrigado é questão de educação..
independente da sua atitude...
Você não pediria obrigado porque alguém lhe presta um favor não?!
hehe


Mas..
Kiko eu tenho a ver com isso man?!
(: